COMPRE AQUI.
ou
Professor de Educação Básica I
A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ concede, além do salário
mensal de R$ 4.254,50, benefícios de auxílio transporte no valor de R$
352,00 por mês, bem como auxílio alimentação de R$ 635,12 por mês.
1.2A carga horária das funções descritas na Tabela I deste Edital é de 30
horas semanais.
INSCRIÇÕES: de 26/09/2018 a 21/10/2018
APOSTILA COMPLETA: TOTALMENTE DE ACORDO COM O EDITAL
O material será encaminhado por email, no mesmo dia da efetivação do seu pedido.
VEJA O CONTEÚDO DA APOSTILA DIGITAL PARA O CARGO DE PEB -I.
PORTUGUÊS
Técnicas de Redação, Interpretação de Texto e Gramática. As questões de
Língua Portuguesa têm por objetivo verificar no candidato a capacidade de
leitura, de compreensão e de interpretação de texto, bem como, a sua
habilidade de usar a linguagem como meio para produzir, expressar e
comunicar idéias em diferentes situações – Tipos de Comunicação:
Descrição – Narração – Dissertação –Tipos de Discurso – Coesão Textual.
ESTILÍSTICA – Figuras e Vícios de Linguagem. Vocabulário técnico
inerente à área. Fonologia; Ortografia; sistema oficial vigente.
Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral,
pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido
que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal.
Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Análise
sintática: termos da oração. Emprego da Crase.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
REFERÊNCIAS:
APPLE, Michel; NOVOA, Antonio. Paulo Freire: política e pedagogia.
Lisboa: Porto editora, 1998.
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: Imagens e Auto-imagens. 6 ed. Rio
de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessário. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação
Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
Disponível em:
http: //portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais rumo a uma
pedagógica crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
HERNANDEZ, Fernando; A Organização do Currículo por Projetos de
Trabalho. São Paulo: Penso, 2017.
LA TAILLE, Yves de. Limites: três dimensões educacionais: São Paulo:
Ática, 1998.
JUNDIAÍ (SP). Diretrizes Curriculares da Educação Básica Municipal
de Jundiaí SP / organização CEDUCAMP - Consultoria Educacional e
Assessoria Pedagógica Campinas. - Jundiaí, SP: Prefeitura Municipal
de Jundiaí SP, 2016. Disponivel em:
https://jundiai.sp.gov.br/educacao/wpcontent/uploads/sites/10/2016/12/Diretrizes-Curriculares-daEduca%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica-Municipal-deJundia%C3%AD_v12.1-Colorido.pdf
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. (In) disciplina - Construção da
disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 15 ed. São
Paulo: Libertad, 2000. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad).
WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade
inclusiva. 2 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2000.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
REFERÊNCIAS:
Lei Federal 9394/96 – Incumbência dos estabelecimentos de ensino em
relação às normas comuns e às do Sistema de Ensino ao qual pertencem.
Lei n.º 8069 de 13.07.90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente - ECA.
Resolução CNE/CEB nº 04/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para a Educação Básica.
Resolução CNE/CEB nº 07/2010: Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Resolução CNE/CEB nº 05/2009: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil.
Resolução CNE/CEB nº 02/2012: Define Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio.
Resolução N.4, de 2/10/2009: Institui Diretrizes Operacionais para o
Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade
Educação Especial.
Lei N. 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas
para a primeira infância e altera a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990
(Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), o Decreto-Lei no 3.689, de
3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis
do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de
1943, a Lei no 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei no 12.662, de 5
de junho de 2012.
Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão
da pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção
Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu
Protocolo Facultativo.
OBSERVAÇÃO:Na legislação indicada, devem ser incorporadas
todas as alterações ocorridas.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na
Educação Infantil. Porto Alegre. ArtMed, 1999.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, M. Tizuko
(Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, Thompson Learning,
2002, p. 19-32.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos
e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação
educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.
CHARTIER, R. (Org). Práticas da leitura. São Paulo. Estação liberdade,
1996.
FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e na cultura do escrito – Seleção
de textos de pesquisa. Cortez. 2017
FREITAS, M. C. O aluno incluído na Educação Básica – Avaliação e
Permanência.São Paulo: Ed. Cortez, 2016. 120 p.
FREITAS, M. C. O aluno-problema: forma social, ética e inclusão. Coleção
Educação e Saúde. São Paulo: Ed. Cortez, 2012. 128 p.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3.
ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos.
Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil – Um olhar Sensível e
Reflexivo sobre a Criança. 20ª Ed.; 2015.
KISHIMOTO, M. Tizuko; FORMOSINHO O. Júlia (Orgs.)- Em busca da
pedagogia da infância – pertencer e participar.Editora: Penso. 2013.
216p
LERNER, Delia. Ler e escrever na Escola – o Real, o Possível e o
Necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO Rosângela G. Inclusão escolar:
pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MORAIS, Artur G. de. Sistema de escrita alfabética. Coleção Como Eu
Ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
OLIVEIRA, R. Zilma / ABBUD,Ieda / MARANHÃO,Damaris. O trabalho do
professor na Educação Infantil. 2ª Ed. 2014 Editora: Biruta. 2014
OSTETTO, Luciana - Encontros e Encantamentos na Educação Infantil.
Editora Papirus. 2000.
SANCHO GIL, J. M.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F. (Org.). Professores na
incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso,
2016.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações.
11.ed.rev. — Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto,
2013.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1 ed. São Paulo:
Contexto, 2017.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes,
2007.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo,
Ática, 2000.
SMOLE, Kátia S. A Matemática em Sala de Aula – Reflexões e Proposta
para os alunos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Penso, 2013.
SMOLE, Kátia S. A Matemática na Educação Infantil. São Paulo: Penso,
2014.
MEC – Base Nacional Comum Curricular – assuntos relacionados à
Educação Infantil e Ensino Fundamental – disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário